REGINA CAELI

No tempo Pascal , em lugar do Angelus, canta-se o Regina Caeli.

Sua origem remonta o ano 590, quando Roma era devastada pelo Tibre, reduzida À fome e à peste. O papa São Gregório Magno ordenou uma Litania Septiforme, ou seja uma procissão geral do clero e da população romana, formada por sete cortejos que confluíram à Basílica Vaticana. Enquanto a grande multidão caminhava pela cidade, a pestilência chegou a um tal furor que no breve espaço de uma hora oitenta pessoas caíram mortas no chão. Mas São Gregório não cessou um instante de exortar o povo para que continuasse a rezar, e que diante do cortejo fosse levado o quadro da virgem que chora, o Ara Coeli, pintado segundo a tradição pelo evangelista São Lucas. À medida que a imagem avançava, a área se tornava mais sã e limpa e os miasmas da peste se dissolviam. Junto da ponte que une a cidade ao castelo, inesperadamente ouviu-se um coro que cantava, por cima da sagrada imagem: “Regina coeli, laetare, Alleluia!”, ao qual São Gregório respondeu: “Ora pro nobis Deum, Alleluia!”. Após o canto, os anjos se colocaram em círculo em torno do quadro. São Gregório Magno, erguendo os olhos, viu sobre o castelo Sant’Angelo um anjo exterminador que, após enxugar a espada, da qual escorria sangue, colocou-a na bainha, como sinal do cessamento do castigo.

Regina caeli, laetáre, alleluia
Quia quem meruísti portáre, alleluia
Resurréxit, sicut dixit, alleluia
Ora pro nobis Deum, alleluia


Gaude et laetáre, Virgo Maria, alleluia
Quia surréxit Dóminus vere, alleluia


Oremos
Deus, qui per resurrectiónem Filii tui Dómini nostri Iesu Christi mundum laetificare dignátus es: praesta, quaesumus; ut, per eius Genitrícem Vírginem Mariam, perpétuae capiámus gáudia vitae. Per eundem Christum Dóminum nostrum. Amem.


Rainha do Céu, alegrai-vos, aleluia!
Porque quem merecestes trazer em vosso seio, aleluia!
Ressuscitou como disse, aleluia!
Rogai a Deus por nós, aleluia!


Exultai e alegrai-vos, Virgem Maria, aleluia
Pois o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!

Oremos
Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei-nos, Vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.