
SACRAMENTO DA PENITÊNCIA
vai em paz, meu filho, a tua fé te salvou
Noções Gerais
O sacramento da penitência envolve a contrição, confissão, absolvição e reparação. Devemos ter em mente que o mais importante é o arrependimento do pecado cometido. Em um estado de necessidade em que nçao podemos expressar nossas faltas o sacramento da penitência pode nos absolver dos pecados, entretanto, ainda assim, é preciso que estejamos arrependidos. È muito importante antes do exame de consciência, implorar as graças para que tenhamos a contrição de nossos pecados. Sem contrição do que vale a confissão.
Devemos nos confessar a um padre que tenha carater ilibado, seja piedoso, cheio de sabedoria e de preferência santo. Devemos começar pelos pecados mortais que são aqueles: cuja matéria é grave, temos plena consciência que é pecado e ainda assim queremos cometê-lo. Quando restar duvida se cometeu ou não um pecado mortal, basta dizer ao padre, na confissão, não sei se consenti plenamente. Lembre-se sem o pleno concentimento o pecado não é mortal.
Quanto aos pecados veniais uma boa contrição, um verdadeiro ato de amor a Deus, o uso de um sacramental com fé e humildade são suficientes para obter o seu perdão. Ainda se quiser podem ser confessados para se obter a orientação do padre, netretanto, não o faça de forma genérico como por exemplo: tive preguiça. Seja específico: tive preguiça de rezar. Podemos escolher quais pecados veniais desejamos confessar, tudo depende de um bom exame de consciência. Confessar não é o mesmo que contar os seus pecados